Thursday, August 23, 2012

Antes Uprising líbio, Kadafi Filho estava em estágio nos EUA


Após seu retorno, Khamis Kadafi reclamou seu posto como líder da unidade de seu pai de forças especiais, que se acredita estar entre os braços mais brutais das forças de Gadhafi. Na superfície, esta história pode ser um pouco chocante, como a maioria das pessoas ainda pensam de Muammar Kadafi como um inimigo muito bem definido dos Estados Unidos. Mas no mundo post-9/11, que não foi necessariamente o caso. Kadafi usou a guerra global ao terror a seu favor e evitava al Qaeda para ganhar o favor com os EUA e as potências ocidentais. Como resultado, Kadafi e seus filhos usaram sua riqueza para desfrutar de um estilo de vida que muitas vezes incorporadas luxos exclusivos para a cultura ocidental.

Khamis Kadafi foi estudar nos Estados Unidos como parte de um programa de estágio através AECOM, um Los Angeles-based empresa de engenharia e design global que vinha trabalhando na Líbia para ajudar a estabelecer uma melhor infra-estrutura e melhorar a qualidade de vida para seu povo. É ingênuo pensar que a empresa não percebe a posição oficial Khamis "dentro do governo líbio, mas também que não é realmente relevante se considerarmos que não houve distúrbios civis, quando ele provavelmente começou o estágio.

Durante seu tempo com AECOM, Kadafi reuniu-se com representantes de empresas líderes dos EUA, incluindo o Google, Apple, Northrop Grumman e Lockheed Martin, entre outros. Os EUA do Departamento de Estado sabia de sua participação nestes programas e aprovou a sua visita aos Estados Unidos. Não está claro se o Departamento de Estado aprovado o seu regresso para a Líbia ou exatamente quando isso ocorreu.

Esta situação é um bom indicador das complexidades das relações diplomáticas norte-americanas no Oriente Médio. Há um argumento a ser feito que - antes da guerra civil em erupção na Líbia - que o melhor curso de ação para os EUA seria tentar fortalecer seu relacionamento com Kadafi e seu regime. Tudo mudou agora, é claro, é por isso que essa história é tão interessante.

No comments:

Post a Comment