Tuesday, August 14, 2012

Enxofre: O Elemento


O elemento enxofre é uma substância química não-metálico. Tradicionalmente, muitos países soletrado como "enxofre", mas, os EUA é denotada como "enxofre". Agora, a IUPAC também adotou a grafia do elemento como 'enxofre'. Nos tempos antigos, o enxofre era comumente conhecido como enxofre. É quimicamente representada como S. O número atómico de enxofre é de 16 eo seu peso atómico é 32,06.

Extracção de enxofre a partir de minerais

O método comum utilizado para a extracção de enxofre a partir dos seus minérios é conhecido como processo de Frasch. Aqui, três tubos concêntricos são inseridos nos depósitos do mineral. Água sobreaquecido é vertida para dentro do tubo exterior que ajuda na fusão do enxofre. Quente ar comprimido é preenchido no interior do tubo interior que facilitar a criação de espuma e de pressão. Devido à alta pressão criado pelo ar comprimido, a espuma de enxofre assim formado sai através do tubo de meio. Enxofre obtida por este método é de 99,5 por cento puro e não necessita de qualquer destilação.

Propriedades de enxofre

Normalmente, o enxofre é encontrado em estado sólido com uma cor amarelo brilhante. O odor de enxofre tem uma semelhança com a de fósforos de segurança. É uma substância macia, mas não se dissolver em água. No entanto, é completamente solúvel em dissulfureto de carbono e ligeiramente solúvel em alguns solventes orgânicos como o benzeno eo tolueno. Quando Burns enxofre no ar, dá uma chama azul e gás dióxido de enxofre é formado. Enxofre reage com a maioria dos elementos para formar um composto estável, mas não reage com os gases nobres.

Enxofre sólido é encontrado em uma estrutura cíclica em forma de coroa com moléculas S8. Enxofre na forma cristalina de diferentes formas. Rômbico e monoclínico são as formas mais comuns de enxofre cristalino. A propriedade mais única de enxofre é que a viscosidade do enxofre no estado fundido aumenta quando a temperatura subir acima de 200 C. Isto acontece por causa da formação de moléculas de polímero de enxofre. Embora, a uma temperatura muito mais elevada, as moléculas são despolimerizados e, a viscosidade diminui.

Usos de Enxofre

O elemento enxofre é essencial para a tomada de uma grande variedade de outras substâncias químicas úteis. Um tal produto químico é ácido sulfúrico, que é utilizado em grande escala em vários tipos de indústrias. É facilmente reage com metano para dar o dissulfureto de carbono que é útil para a produção de rayon.

O enxofre é usado também na fabricação de detergentes, inseticidas, fungicidas, fósforos de segurança e de pólvora. Ele pode atuar como conservante e é usado principalmente para preservar frutas secas.

Uma das aplicações mais importantes de enxofre está na forma de fertilizantes. O enxofre é um nutriente essencial para as plantas e é necessário para o seu crescimento global, a formação de nódulos da raiz, e protecção de plantas a partir de várias doenças.

O enxofre é um componente indispensável para todas as células vivas. É um constituinte em duas muito importantes aminoácidos, cisteína e metionina em ambas as plantas e animais. O enxofre é um componente importante para muitos cremes que são utilizados para o tratamento de eczema, psoríase, acne, etc

Efeitos perigosos de enxofre

Existem alguns compostos de enxofre, que têm efeitos perigosos e devem ser cuidadosamente tratada. Sulfureto de hidrogénio é altamente tóxico e pode causar a morte. Quando o dióxido de enxofre é utilizado como um aditivo alimentar, ele deve ser usado em pequenas quantidades, ou então só pode causar danos para os olhos, pulmões e outros tecidos.

A queima de combustíveis fósseis liberta dióxido de enxofre, que quando reage com a água e oxigénio presente no ar produz ácido sulfúrico. Este ácido sulfúrico assim formado leva a chuva ácida que faz com que a contaminação da poluição do solo e da água.

O enxofre é um elemento tal substância que tem um número de utilizações e tem um papel importante em várias indústrias. No entanto, alguns necessárias medidas de precaução devem ser tomadas para controlar os maus efeitos de alguns dos seus compostos.

No comments:

Post a Comment